quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nós Na Rua participa do Escambito em Janduís

O grupo de teatro de São Miguel do Gostoso, Nós Na Rua, e alunos da oficina de Teatro de Rua do TEAR, participaram do Escambito Raízes, que aconteceu na cidade de Janduís (RN) entre os dias 26 e 28 de abril. Várias companhias de dança, poesia e teatro de rua se reuniram para mostrar a sua arte e alegria para os moradores e visitantes daquela cidade.

O Escambito é um evento derivado do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, onde suas atividades são voltadas para discutir a cultura, o teatro, a dança, a cenopoesia e a arte. Neste evento houveram oficinas ministradas pelos próprios componentes dos grupos participantes, como de dança, malabares e políticas culturais. Isso já é de costume do Escambito, pois há sempre uma troca de saberes que caracterizam esse acontecimento.

Como integrante do grupo Nós Na Rua, fiquei impressionada com a organização e empenho das pessoas, além de ficar feliz por ver a comunidade integrada com esse movimento. Em toda a cidade, o escambito era o assunto principal das rodas de conversas. Durante a noite todos se reunião para conferir as apresentações teatrais, com muitos risos e olhares atentos por toda a praça aonde aconteceu a maioria das ações.

O Nós Na Rua apresentou o espetáculo teatral “Será que hoje meu boi não sai”, na comunidade de Permissão, junto com os palhaços do Arte e Riso, de Umarizal, Transformação, de Campo Grande, e Ciranduís, de Janduís. Foi uma experiência muito gratificante e divertida.

O Esambito Raízes trouxe um novo olhar, tanto para o grupo Nós Na Rua, quanto para toda população envolvida. Esse movimento é bem mais que uma simples demonstração de arte, trata-se de algo maior, da luta por uma sociedade mais justa e que respeite a nossa arte, a nossa dança, a nossa poesia, nosso teatro e em geral a nossa cultura. Em Janduís, o escambito deixou marcas que com certeza levaremos conosco. Agora, nós esperamos que o novo Escambo venha para que novas experiências e trocas sejam realizadas.

Texto: Cinthia Matos
Edição: Alessandro Amaral








Nenhum comentário: