quinta-feira, 16 de maio de 2013

Espaço TEAR recebe oficina de arqueologia


A pesquisadora e historiadora, Ligia Holanda, durante visita a São Miguel do Gostoso, ministrou oficina sobre Arqueologia e Educação Patrimonial no Espaço TEAR. O encontro aconteceu no dia 14 de maio e reuniu interessados no assunto, alunos das oficinas de Jornalismo e Teatro de Rua do CDHEC, para esclarecimento da função do arqueólogo e apresentação dos resultados das pesquisas realizadas na comunidade.

De acordo com Cinthia Matos, coordenadora do Projeto TEAR, a oficina teve a finalidade de explicar melhor o significado, as características e o que os arqueólogos estudam em seu nicho de trabalho. Afirmou também que dentro dos assuntos vistos na oficina, foram abordados temas como patrimônio cultural e patrimônio histórico. A historiadora ainda apresentou alguns tipos de rochas encontradas durante sua pesquisa e explicou seu significado aos participantes.

Ligia é pesquisadora da instituição Arqueoterra, que presta serviços para empresas exploradoras de energias alternativas instaladas na região. A oficina de arqueologia e educação patrimonial é resultado de uma parceria entre a historiadora e o CDHEC, entidade que faz parte do projeto Ponto de Cultura e tem apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo Estadual e Governo Federal. CDEHC conta também com apoio cultural da Pousada dos Ponteiros, Cianet Internet e Prefeitura Municipal de Gostoso.

Nenhum comentário: