segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Parceria entre ONGs em benefício do Meio Ambiente

Em nome da preservação do nosso meio ambiente, o CDHEC firma mais uma parceria com a AMJUS. Dessa vez, o foco é a preservação das tartarugas marinhas, que desovam e nascem nas praias de São Miguel do Gostoso/RN. O Espaço TEAR, através do grupo de teatro Nós Na Rua, passa a participar também do projeto Vida na Areia.

Com o intuito de proteger as novas tartaruginhas e manter o equilíbrio ambiental, membros do TEAR estiveram reunidos sábado, 12 de janeiro, com o coordenador do projeto Vida na Areia, Paulo Inácio. Após explanação sobre o projeto e a preservação das tartarugas marinhas que aportam em nosso litoral, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a atividade e se familiarizar mais com o assunto.

O CDHEC e o grupo Nós Na Rua decidiram então montar peça teatral que envolva a tartaruga marinha entre seus personagens e assim auxiliar, de forma lúdica, na informação das pessoas sobre essa importante atividade. “É diferente, você explicar pras pessoas a importância das tartarugas e formas de auxiliar na preservação oralmente, e apresentar essas mesmas informações através de uma divertida peça de teatro. Encanta todo mundo!”, revela Paulo.

Segundo o coordenador, nas próximas semanas haverá uma eclosão, que é quando os ovinhos racham e as tartarugas correm em direção ao mar. Essas ocasiões estão se transformando em verdadeiros eventos na comunidade, juntando bastante pessoas. Esse será o momento em que o grupo de teatro entra em cena, orientando as pessoas a cuidarem melhor de nosso meio ambiente. 

Veículos transitando na praia, animais domésticos, lixo jogado no mar ou areia, desrespeito ao local de desova e até a incidência de luz artificial prejudicam o processo natural de desova, nascimento e retorno ao habitat das tartarugas marinhas. É preciso preservar para manter o equilíbrio saudável de nosso meio ambiente.

Nenhum comentário: