sábado, 14 de março de 2015

Semana Potiguar de Poesia envolve 13 cidades em roteiro cultural

O mês de março é marcado por diversas datas comemorativas, em especial o Dia da Poesia, 14. Visando uma maior difusão da cultura poética em nossa região e também celebrando o Dia da Mulher, a Fundação José Augusto, em parceria com as Secretarias de Políticas para Mulheres e da Juventude, realiza o projeto Travessia Poética, de 08 a 14 de março. Em São Miguel do Gostoso, o grupo Nois na Rua, do Espaço TEAR, foi o representante da região do Mato Grande nessa cruzada lírica.

Com o objetivo de envolver diretamente os jovens na celebração, a FJA idealizou uma programação intensa para o período, que conta com shows musicais, saraus, mesas redondas, oficinas, mostra de cinema, feiras e lançamentos de livros. Foram convidados os poetas Zé Martins (RN) Lau Siqueira (PB), além de apresentações de Khrystal (RN) e Tibério Azul (PE) para abrilhantar ainda mais a festa. O grupo Nois na Rua, composto por jovens gostosenses, realiza intervenções poéticas no dia 10 em Touros, na feira livre e na Escola Estadual Professora Isabel Barbosa Vieira; e dias 11 e 16 na Escola Estadual Olímpia Teixeira e na feira livre de São Miguel do Gostoso.


As cidades escolhidas para receberem a Travessia Poética foram Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Janduís, Campo Grande, Parelhas, Lajes Pintadas, São Miguel do Gostoso e Touros. No Dia 14, sábado, parte do grupo Nois Na Rua se apresenta no Centro de Cultura com poemas trabalhados no projeto para celebrar o Dia da Poesia em intervenções durante o show da banda local Pop Boys.

A Semana Potiguar de Poesia é realizada com apoio do Sebrae, Prefeitura de Mossoró, Associação Cultural Casa do Cordel, Associação dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba), Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), Movimento Pro-Cultura do RN, Grupo de Nóis na Rua, Ponto de Cultura TEAR, Associação Ciranduís, Grupo Pedu Breu, Cia. Bagana de Teatro, Associação de Poetas de Santa Cruz (APOESC), organização União do Sobrado, Casarão da Poesia, Secretaria de Cultura da Paraíba, Jovens Escribas e Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

O Ponto de Cultura TEAR recebe financiamento do Governo Federal através do MinC e do Governo Estadual por meio da Fundação José Augusto. Conta ainda com apoio cultural da Pousada dos Ponteiros e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso para realizar seus trabalhos socioculturais na região do Mato Grande.


Nenhum comentário: