sábado, 14 de março de 2015

CDHEC passa por mudanças em sua diretoria


A diretoria do CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania) passou por mudanças no mês de março. O então coordenador, Alessandro Amaral, sai do cargo e entrega o comando da entidade nas mãos do jovem ator, Fernando Miranda. A alteração no quadro se deu por impossibilidade do ex-coordenador em assumir cargo público e coordenar a instituição, conforme previsto em seu estatuto.

O mês de março ficou marcado com a troca de gestão do coletivo, onde Alessandro geriu a ONG de novembro de 2012 até início de 2015. O legado deixado pelo jornalista e fotógrafo é uma imagem positiva da entidade, na qual se dedicou incansavelmente a divulgar e publicizar os resultados alcançados em sua gestão. A Revista Guajiru nº 4 traz boa parte das ações do coletivo sob seu comando.

Fernando Mirando é um jovem e promissor ator de teatro. Integrante do grupo Nois Na Rua, se destacou em diversos papeis como protagonista e hoje se consolida como uma das mais gratas revelações do cenário de São Miguel do Gostoso. Com capacidade de liderança, Fernando já dirigiu o grupo em diversos espetáculos, mostrando sua forma de gerir e comandar em várias situações.

“Hoje, tenho a certeza de repassar o comando desse projeto, iniciado pelo Padre Fábio dos Santos, para boas mãos. Confio plenamente na capacidade desse jovem guerreiro, que vai tocar o barco com toda responsabilidade e paixão que é peculiar dos ativistas sociais”, afirmou Amaral. Após assumir cargo público, a frente do Centro de Cultura de Gostoso, Alessandro ficou impossibilitado de seguir na coordenação do CDHEC, sendo necessária sua substituição.

Durante o período em que ficou sob seu comando, o CDHEC realizou diversas atividades e ampliou antigos projetos. Entre suas ações está a implementação do CinePONTO e suas variações envolvendo debates e exibições cinematográficas nos distritos, instituiu o prêmio CDHEC de Responsabilidade Socioambiental, comandou o programa TEAR Cultura aos domingos na Rádio Gostoso FM e deu início a Oficina de Skate do Espaço TEAR. Amaral também ministrou aulas de jornalismo, fotografia e editou, junto com seus alunos, da segunda à quarta edição da Revista Guajiru.

“Fica o sentimento de dever cumprido, onde dentro das limitações vigentes no terceiro setor, fui capaz de desenvolver as habilidades que possuo em benefício da comunidade e do Ponto de Cultura TEAR”, revela Alex, como é mais conhecido. Fernando chega num momento especial para o Espaço TEAR, pois a retomada do Ponto de Cultura prevista para 2015 traz novas perspectivas para a entidade e lança luz no horizonte.

Alessandro continua no CDHEC como assessor de comunicação e professor nas oficinas que encabeça. Impossibilitado de ocupar cargo na diretoria, segundo estatuto, agora se encontra ao lado de Dominique Pastore e Padre Fábio na chamada “Diretoria de Honra”, onde participa das reuniões, tem voto nas decisões da entidade e continua envolvido nos projetos desenvolvidos pelo Ponto de Cultura TEAR.

Nenhum comentário: