quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Curso de maquilageme e teatro para o Nós na Rua



Há cinco anos Anne Dominique Losch Pastore tesoureira do CDHEC, doou aos proprietários da pousada Casa de Taipa alguns fios de coqueiros para começar um pequeno jardim. Nesse dia eles prometeram que ao ser inaugurado anos depois, o jardim teria o nome ANDO, que significa Anne Dominique. Assim como aviam prometido, no dia primeiro de outubro deste ano foi inaugurado esse maravilho ambiente natural com direito a uma bela placa e emocionante homenagem a nossa especial amiga Dominique.

Foi um evento para os convidados de ANDO, uma noite recheada de cultura com grandes atrações. Tivemos a apresentação do grupo de Hip Hop infantil da cidade e a participação do grupo de teatro de rua o Nós na Rua do Espaço Tear, exibindo a peça “Os Sete Constituintes” que tem como tema principal a preservação do meio ambiente e a preocupação com as ações destruidoras do homem sobre seu habitat natural. Os jovens do teatro fizeram um excelente trabalho, os convidados ficaram impressionados com a qualidade e o profissionalismo.

Na ocasião, Marlos apaixonado por teatro e grande profissional da área juntamente com Kiko professor de maquilagem com uma enorme experiência no ramo, ficaram emocionados e encantados com a atuação dos meninos. Nesse momento sentiram o desejo de somar os conhecimentos do Nós na Rua. Montaram um cronograma de curso para o mês de novembro aos sábados e domingos a tarde, no objetivo de repassar seus conhecimentos e colaborar com a carreira desses atores e protagonistas de São Miguel. Kiko conseguiu a doação do material com amigos de trabalho de São Paulo e Marlos montou uma surpresa para eles que só será entregue no final do curso, que maravilha, melhor que isso impossível.

No final de semana dia 5 de novembro, Kiko e Marlos se reuniram com o grupo no Espaço Tear e deram inicio as aulas. Das 13h às 15h, Kiko ministra a aula de maquilagem orientando e repassando as diversas formas e tipos distintos de se maquiar, mostrando a forma correta de se fazer sem agredir a pele. Das 15h às 17h, Marlos entra com a parte de interpretação, trabalhando os exercícios corporais e expressivos, procurando aperfeiçoar ainda mais o desempenho dos garotos.

Estou participando do curso e sem demagogia posso afirmar que as aulas são riquíssimas. Os meninos estão sem duvida alguma, aprendendo muito mais que teatro e técnicas de maquilagem. Os senhores da Casa de Taipa passam suas experiências de vida, sabem dialogar muito bem com o grupo e tem uma simplicidade divina. Os jovens estão adorando as aulas.

O Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania – CDHEC, responsável pelo Espaço Tear de São Miguel do Gostoso, só tem a aplaudir de pé Kiko e Marlos por essa plausível atitude de se doar e colaborar com esse lindo grupo de teatro. Acredito eu que são atitudes assim que iremos mover montanhas no futuro.

Nenhum comentário: