terça-feira, 29 de abril de 2014

Ponto de Cultura TEAR participa do Curto Circuito da Juventude





Nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2014, ocorreu em Brasília/DF o Curto Circuito da Juventude, reunindo 70 jovens de várias regiões do país. O evento serviu como pano de fundo para auxiliar na construção de um Plano Nacional de Políticas Culturais para a Juventude. Cinthia Matos, Coordenadora do Ponto de Cultura TEAR, participou representando o CDHEC, de São Miguel do Gostoso/RN.

Segundo Cinthia, o encontro foi marcado pela diversidade, desejos e desabafos de cada um que estava presente, a cerca da situação vivida no país em relação à juventude. “Foram três dias de muita conversa e propostas para que o quadro de políticas culturais e juventude melhore o mais rápido possível”, relatou.

O encontro contou ainda com participação de equipe do MinC, que acompanhou todo processo, e a ministra da cultura, Marta Suplicy, que conversou e ouviu os jovens no primeiro e no segundo dia do evento. Os jovens trocaram experiências contribuindo com questões sobre a formação cultural, o fomento à produção artística, o protagonismo e a participação da juventude nas políticas culturais.

“Tive o prazer de estar participando e representando, junto com outros dois jovens, o Rio Grande do Norte e também o Ponto de Cultura TEAR. Colocando em questão várias indagações sobre o papel da cultura e a falta de investimentos e direcionamentos para o público jovem”, revela Cinthia. “Uma experiência enriquecedora dotada de varias visões que com certeza trouxe sabedoria e vivência para todos os presentes”.

A ideia do projeto Curto Circuito nasceu durante a III Conferência Nacional da Juventude, em 2013. O Ponto de Cultura TEAR faz parte do Projeto Cultura Viva e recebe financiamento do Governo Federal através do Ministério da Cultura, e do Governo Estadual por meio da Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura.

Nenhum comentário: