terça-feira, 15 de abril de 2014

CDHEC participa do I Fórum de Museus do RN

A cidade de São Miguel do Gostoso participou nos dias 9 e 10 de abril do I Fórum de Museus do Rio Grande do Norte. O evento foi realizado em Natal, nas instalações da Fundação José Augusto e promoveu uma ampla discussão a respeito da atividade museológica no estado, debatendo sobre a implantação do Sistema Estadual de Museus, entre outros assuntos.

O encontro reuniu pessoas e entidades de grande parte do RN, entre eles representantes de ONGs de São Miguel do Gostoso com interesse na instalação e manutenção de museus na cidade. O Fórum teve como objetivo principal o debate sobre a criação do Sistema Estadual de Museus, vinculado ao Sistema Brasileiro, e inserir comunidades que realizam e incentivam ações museológicas.

Na ocasião foi discutido o Estatuto do Museu Potiguar e montados grupos de trabalhos por região, que debateram e sugeriram melhoramentos no Estatuto e no Sistema. Houve também discussões sobre políticas públicas para os setores de Bibliotecas e Economia Criativa. Entre os palestrantes estava a museóloga Daiane Carvalho, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O Fórum promoveu passeio matinal para visitação de vários museus, entre eles o Museu Câmara Cascudo, Pinacoteca Potiguar, Casa dos Milagres (Centro de Turismo) e Memorial Câmara Cascudo. Alguns locais que estavam na programação não puderam ser visitados devido horário avançado, que atrapalharia as palestras e debates vespertinos.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA e Núcleo de Museus. Contou com participação de representantes de Casas e Pontos de Cultura do RN, entre eles o Ponto de Cultura TEAR, de São Miguel do Gostoso, que tem como pauta de trabalhos a preservação da memória histórica local.

Nenhum comentário: