segunda-feira, 8 de abril de 2013

CinePONTO Debate estreia com filmes sobre Educação Popular no RN


Cinema, palestras e debate sobre Direitos Humanos e cidadania permeiam o CinePONTO Debate, projeto desenvolvido pelo CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania) em São Miguel do Gostoso/RN. A primeira edição do evento aconteceu sábado, 6 de abril, com a participação especial de Padre Fábio dos Santos, Roberto Monte e José Antônio.

O CinePONTO Debate do mês de abril aborda temas ligados a Comissão da Verdade, Ditadura Militar e Educação Popular. Para isso, o CDHEC convida especialistas estudiosos dessas áreas a conversarem com a população gostosense. O evento inicia às 19h30 reunindo bom público no Ponto de Cultura TEAR.

Entre os filmes exibidos nesta noite está “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, que retrata a experiência em Educação em Direitos Humanos realizada pelo ex-prefeito de Natal, Djalma Maranhão. Outra película apresentada no CinePONTO Debate é “As 40 horas de Angicos”, que fala do trabalho de alfabetização popular desenvolvido por Paulo Freire no município do RN.

O professor de história, José Antônio, explica ao público o que foi o golpe de 1964 e o contexto vivido durante a Ditadura Militar. “Qualquer agrupamento de pessoas era considerado ato subversivo. Reuniões como essa em que estamos hoje era motivo para sermos todos presos”, exemplifica. “Imagine querer tirar as pessoas do analfabetismo e fazê-las enxergar o momento absurdo da história em que vivíamos? Foi o completo cerceamento da liberdade popular”, pondera o professor.

Roberto Monte, coordenador do CDHMP (Centro de Direitos Humanos e Memória Popular), reafirma a importância da Comissão da Verdade RN para o esclarecimento dos fatos e responsabilização dos culpados pelos crimes cometidos naquele período. “Revelar ao mundo o que aconteceu é dever das autoridades e saber os detalhes é direito do povo. Muita gente boa desapareceu sem deixar vestígios e muitos parentes não têm notícias até hoje”, explica Roberto.

Em sua fala, Padre Fábio exalta as iniciativas pioneiras realizadas por Djalma Maranhão e Paulo Freire e lança o desafio de trabalharmos com a mesma paixão na comunidade de São Miguel. “Precisamos envolver as pessoas nesse bonito e importante trabalho de promoção dos Direitos Humanos e Cidadania. O povo deve saber que sua vida não precisa ser medíocre, a não ser que eles queiram. Mas mesmo assim, é preciso esclarecer até onde podem chegar ao exercer sua cidadania”, provoca Fábio.

O público participa com perguntas e expressa suas opiniões no CinePONTO Debate. A professora e diretora escolar, Ana Célia Neri, revela a situação enfrentada pela Educação no município e a dificuldade em manter os alunos nas instituições de ensino. “Alguns programas do governo, para minimizar a evasão escolar, oferecem material de qualidade e recursos para aquisição de equipamentos, mas não valorizam o trabalho do professor, que é peça importante nesse processo”, desabafa.

O jornalista, Teotônio Roque, membro da comissão nacional dos Pontos de Cultura, pede a palavra e elogia a iniciativa do CDHEC em promover evento tão importante e construtivo para a comunidade. “Muitos de vocês saem daqui hoje com uma semente plantada na cabeça. Deixem florescer e não cessem o debate sobre esses assuntos. É importante a construção participativa de uma nova realidade e cabe a nós tornarmos isso possível.”

Selando a parceria entre o CDHEC e CDHMP, Roberto Monte doa kit-biblioteca contendo diversas publicações sobre Direitos Humanos e Cidadania, além de uma completa videoteca, contendo cerca de 180 filmes, acessível à população através do acervo disponível no Espaço TEAR.

O CinePONTO Debate é a evolução do projeto CinePONTO, que oferece sessões de cinema gratuitas no TEAR. Dia 27 de abril o CDHEC apresenta o filme “Orquestra dos Meninos”, às 19h, para entretimento e reflexão dos espectadores. O próximo CinePONTO Debate está previsto para acontecer no dia 11 de maio sobre temas ligados a cinema e preservação da memória histórica através de documentários realizados no RN.

O Projeto TEAR é Ponto de Cultura e tem apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo do RN e Governo Federal. O CDHEC é reconhecido por Lei Municipal e Estadual como instituição de utilidade pública, e conta ainda com apoio cultural da Pousada dos Ponteiros, CIANET Internet e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

Nenhum comentário: