terça-feira, 19 de março de 2013

CDHEC e Espaço TEAR participam de lançamento do edital da CPFL

São Miguel do Gostoso deu mais um passo em direção ao seu desenvolvimento sustentável nesta terça-feira, 19 de março. A CPFL Renováveis lançou edital para o Programa de Desenvolvimento Socioambiental (PDS) em evento no Centro de Múltiplo Uso, com participação de representantes de órgãos oficiais, organizações não governamentais e sociedade civil. O objetivo principal é o fortalecimento econômico e social das comunidades localizadas na área de influência dos Parques Eólicos.

A CPFL pretende apoiar iniciativas sustentáveis de geração de renda, aprimoramento do processo de produção, beneficiamento e comercialização, bem como projetos nas áreas de infraestrutura coletiva, de qualificação profissional e de fortalecimento institucional, através deste programa. Para avaliação e pré-aprovação dos projetos inscritos, foi criado Comitê Municipal de Análise e Julgamento do PDS, com participação de ONGs e instituições locais, sob a presidência de Heldene Santos, coordenador geral da AMJUS.

A mesa de abertura deste evento foi composta pelo Diretor de Sustentabilidade da CPFL, Tarcisio Borin Junior, Prefeita de Gostoso, Fátima Dantas, Presidente da Câmara Municipal, Francisca Pinheiro, vice-prefeito, Paulo Roberto, entre outros. Na plateia, grande parte das ONGs e instituições da cidade estavam representadas, inclusive Agricultura Familiar, nova moeda O Gostoso, sindicatos e SEBRAE.

Os projetos estão divididos em categorias, nas quais podem ter financiamento variável em até R$ 20, 50, 100 e acima de 200 mil. No caso do valor mais elevado, através de parceria entre a CPFL, governos municipal, estadual e nacional, além de empresas do setor privado. Inicialmente, a prioridade são os de menor valor, que beneficiem o maior número de pequenos agricultores e pescadores familiares, segundo declarou Borin. Entre as áreas de atuação do programa, destacou a capacitação profissional, além de cultura, esporte e lazer.

Ainda durante as falas de abertura, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Hildemar Peixoto, propôs parceria entre o Executivo e a CPFL, para ampliação do projeto de corte de terras desenvolvido pela prefeitura. Já o Diretor de Sustentabilidade da CPFL destacou a importância do trabalho socioambiental e a política da empresa em incentivar o segmento, assim como a escolha e gestão eficientes dos projetos. “Isso não é doação de governo, é investimento no desenvolvimento sustentável da comunidade”, frisou.

Heldene fez questão de respaldar a confiabilidade dos projetos desenvolvidos na comunidade e a responsabilidade com que são executados, principalmente pelo CDHEC e Espaço TEAR, AMJUS, Vidas na Areia, e citou outras ONGs em que a CPFL pode confiar. Fátima Dantas, em sua fala, observou que “a casa não está cheia, mas bem representada”, e reafirmou a importância das ONGs existentes, declarando seu total apoio as entidades como gestora municipal.

Em momento solene, a prefeita e o diretor da CPFL assinaram termo de parceria entre o município e a empresa, marcando oficialmente o início do Programa PDS em São Miguel do Gostoso. Logo após, foram entregues o edital em CD-ROM, contendo seis páginas e quatro anexos, para cada tipo de projeto. Ao término do evento, Foi oferecido ainda coffee break aos participantes, promovendo a confraternização de todos.

Nenhum comentário: