quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Juventude e o desenvolvimento social


Na letra da música “Geração coca-cola”, de Legião Urbana do músico e poeta Renato Russo, coloca os jovens como sendo o futuro da nação. Alguém tem dúvidas sobre isso? Eu não. Na quinta, dia 2 dezembro, o tetro Nós na Rua do Espaço Tear se apresentou para crianças no Paraíso, interior de São Miguel do Gostoso e no dia seguinte três membros do grupo juntamente com o coordenador do CDHEC ministraram uma oficina de teatro no Encontro Municipal de Adolescentes – EMA, promovido pela Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social - AMJUS na Escola Estadual Olímpia Teixeira.

A convite da professora Kelle Cristina, o grupo de teatro foi a comunidade de Paraíso para apresentar a peça os Sete Constituintes, que aborda o tema meio ambiente, onde sete animais numa reunião falam do descaso dos seres humanos com o meio ambiente e aproveitam a narração para dar lições de responsabilidade e respeito no objetivo de conscientizar os espectadores que os prestigiam. O evento ocorreu na Escola Dr. Ricardo Simeone, em que três professoras: Ana Isabel, Maria Rejane e a já citada Kelle, organizaram uma mostra de conhecimento para o Selo UNICEF, em que São Miguel é concorrente no intuito de ser novamente comtemplado. O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1° primeiro ao 5° quinto ano, que por meio de muita criatividade e dedicação fizeram uma belíssima exposição.

No sábado, dia do Encontro Municipal de Adolescente, as jovens Suanes Silva, Maria íris e Cinthia Monayra membros do Nós na Rua com auxilio de Ariclenes Silva, ministraram a oficina de teatro para um grupo de vinte e dois adolescentes da cidade e interior de São Miguel. O EMA realizado há cinco anos, reúne durante o evento uma média de cem jovens. Esse ano foi convidado membros de grupos de jovens existentes nos distritos. O tema do encontro era “Protagonismo e Participação Social”, durante três horas de oficinas foi discutido e colhido material com informações sobre futuras ações e projetos sociais, na qual os jovens citaram para serem efetivadas em suas comunidades no objetivo de aperfeiçoar ou impulsionar o protagonismo juvenil.

É importante a participação dos jovens no desenvolvimento social de sua comunidade, ainda mais importante, é que se tornem espelhos para outros, aumentando em número e potencial a construção de uma sociedade mais justa de valores éticos e igualdades para todos. Na medida em que os jovens reconhecem seus direitos e deveres, onde eles passem a exercê-los, buscando a transformação e melhoria da realidade, se faz necessário que os adultos possam aceitar a atuação mútua, onde se trabalhem em conjunto pelos mesmos objetivos.

Os garotos que atuam no teatro além do amor pela arte, eles adquiriram ao longo do tempo, por meio de oficinas e cursos com alguns profissionais, subsídios para acrescentar de forma expressiva na formação de outros jovens. Eles sabem da importância que tem a participação em projetos sociais, o quanto trazem novos conhecimentos e o quanto é necessário para desenvolver o senso crítico sobre as ações e acontecimentos da atualidade. Em contato com jovens de mesma idade, eles podem repassar, adquirir e trocar conhecimentos, incentivando a atuação no meio social.

Agradecemos a professora kelle Cristina pelo convite, assim como a Heldene Santos coordenador da AMJUS, pela oportunidade de somarmos, ao mesmo tempo em que provamos, da mesma forma que qualquer outro jovem pode, que somos todos capazes de contribuir para desenvolvimento sociocultural de nossa cidade.

Nenhum comentário: