terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Prêmio Culturas Populares - Seu José Marciano um vencedor da Cultura Popular de São Miguel do Gostoso


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC), publicou nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a lista dos selecionados no Concurso Público Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel, no Diário Oficial da União (Seção 3 págs. 10 a 13).

A premiação contemplará 195 representantes das culturas populares brasileiras, entres mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais, com um investimentos de cerca de R$ 2 milhões.

A artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha, Dona Isabel Mendes da Cunha, é a grande homenageada desta edição. No total, foram inscritos 2.833 projetos; e habilitados 2.308. As iniciativas vieram de todo o país: 51% da Região Nordeste; 30% do Sudeste; 8% do Sul; 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste.

Em relação às categorias, 1.159 projetos foram de Mestres; 872 de integrantes de Grupos/Comunidades Informais e 277 de integrantes de Grupos/Comunidades Formais.


Seu Zé Marciano, Mestre do Boi-de-Reis de São Miguel do Gostoso, foi contemplado com o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura como reconhecimento nacional por seu trabalho de promoção da cultura popular em nossa comunidade do Gostoso há mais de setenta anos. Isso mesmo, setenta anos. Quando Seu Marciano tinha dez anos pegou uma doença e sua mãe fez uma promessa de que, ficando bom, o filho, tinha que "brincar o Boi" na frente da Igreja. Ele foi curado. Desde então o menino, hoje com quase 81 anos, não parou mais de brincar. Hoje tem o Grupo com os idosos e seu Marciano junto com seu Luiz Pequeno, outro grande mestre, transmitem às novas gerações da cidade o que ele começou um dia. Todas as quartas os dois realizam oficinas com 12 crianças no Ponto de Cultura Tear. O Prêmio consiste num diploma e um cheque de dez mil reais. A comunidade de São Miguel do Gostoso se sente também premiada e muito honrada com este prêmio. Parabéns, Mestre Marciano e viva a cultura popular!

Acesse os LINKs para maiores informações:




http://www.fja.rn.gov.br/fja_site/navegacao/ver_noticia.asp?idnoticia=182

Nenhum comentário: