sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Hoje Meu Boi Não Sai?


A Fábula do Boi Tinhoso ou Hoje o Meu Boi Não Sai, é um texto de Junio Santos e Filippo Rodrigo. Sabemos que o Boi de Reis é uma manifestação repassada pelos Mestres através da oralidade, que é uma característica marcante da Cultura Popular, e que existe não só no Rio Grande do Norte, mas em outros estados, com outras características, porém sempre com a figura do Boi. E foi por isso, que os autores escolheram essa brincadeira como assunto principal na peça, porque é uma manifestação que representa de forma mais geral essa cultura milenar.

O espetáculo traz um problema que é debatido de forma engraçada, em meio a versos e cantigas para reanimar o Boi, que não quer mais dançar devido à invasão da Cultura de Massa, e a exploração da Cultura Erudita. Em meio à agonia de Mateus e Catirina, que são os personagens que representam a Cultura Popular, vão aparecendo as outras Culturas (Massa, Erudita e Crítica) para iniciar o debate sobre as origens e os valores de cada uma.

A peça teatral “hoje meu boi não sai” discute a indústria cultural brasileira e suas variantes, de uma forma engraçada e ao mesmo tempo educativa, tirando a venda das pessoas, fazendo critica a Cultura de Massa que nega valores humanitários, e com seu rolo compressor sufoca a Cultura Popular. Mateus e Catirina resistem bravamente à Cultura de Massa, e derrubam do salto alto a Cultura Erudita que com seu nariz empinado nega as origens.

A peça também traz em destaque uma Cultura Crítica, que se compromete com mudanças e que reforça o conceito de que cultura são educação e cidadania. Esse espetáculo é, portanto, um instrumento de combate à Cultura de Massa, imposta com força pela mídia e os empresários musicais de nosso Brasil, e busca o debate e a reflexão de ideias.

O espetáculo é encenado pelo grupo de teatro Nois Na Rua, formado a partir das oficinas de Teatro de Rua do Espaço TEAR. A trupe já apresentou a peça em São Miguel do Gostoso, João Câmara e outras cidades do Rio Grande do Norte, sempre recebendo muitos aplausos e elogios. As manifestações culturais e suas variantes perpassam nesse enredo tão bem interpretado pelos jovens gostosenses.

Nenhum comentário: