quinta-feira, 31 de março de 2016

VIA SACRA: VIVENDO A PAIXÃO DE CRISTO



O Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC) em parceria com a Paróquia de São Miguel Arcando realizou mais uma vez a Paixão de Cristo, Sexta-Feira Santa (25/03), em São Miguel do Gostoso. A encenação, como no ano anterior, foi realizada ao estilo Via Sacra. Com o percurso iniciado no Ponto de Cultura Espaço Tear e finalizado em frente à Igreja Matriz.

A encenação iniciou às 20h e durou cerca de uma hora e meia de apresentação, contando com acompanhamento de um grande público. Muitas crianças, entre adultos e idosos vieram prestigiar a representação intitulado “VIA SACRA: VIVENDO A PAIXÃO DE CRISTO”. Houve registros da presença do público de cidades vizinhas durante a interpretação da peça teatral.

O trajeto foi iniciado em frente ao Ponto de Cultura Espaço Tear, onde Jesus foi condenado à crucificação, e seguiu ao longo de paradas estratégicas, as chamadas “Estações”. Até chegar diante da Igreja Católica, onde foi crucificado, morto e sepultado. Ao longo do percurso, cenas como o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, na quarta estação e o encontro com Verônica na sexta, fizeram o público se emocionar.

A crucificação também foi um ponto alto do trajeto, levando muitos às lágrimas. A trilha sonora que estava sendo interpretada ao vivo por um grupo de músicos locais contribuiu para comoção geral. A dança também marcou essa edição do evento e abrilhantou a encenação. Por fim, Jesus ressuscita e todos os atores entram em cena formando um grande coral, todos visivelmente emocionados.

A Paixão de Cristo vem sendo apresentada na cidade há algum tempo e hoje é uma tradição. Sempre a nova geração tomando a frente do processo de montagem. Esse ano os jovens artistas locais, Cinthia Matos, Fernando Miranda e Jhony Ribeiro dirigiram a peça. A maquiagem ficou por conta de Kiko Prado e Marlon Prado, da Pousada Casa de Taipa, além de Eduardo Santos, Patrícia Tenório, Stephany Menezes e Iris Vital. O figurino também ficou por conta de Jhony Ribeiro.

O evento foi realizado pelo Ponto de Cultura TEAR em parceria com a Paróquia de São Miguel Arcanjo, com apoio de entidades, empresas e instituições locais que contribuíram de alguma forma para concretização dessa atividade cultural e religiosa. Para arrecadar fundos e cobrir as despesas remanescentes da peça teatral, o CDHEC promove um Festival de Prêmios em breve. Se você quer contribuir, entre em contato através dos números do WhatsApp: (84) 99471-8736 ou 99656-9185.

Texto: Fernando Miranda
Revisão: Alex Amaral
Fotos: Ariclenes Silva e José Carlos

Nenhum comentário: