quinta-feira, 28 de maio de 2015

Karatê promove a cidadania em São Miguel do Gostoso


O vencedor do Prêmio CDHEC 2014 na categoria Cidadania, sensei Cristiano Nunes, mantém seu projeto ativo formando novos cidadãos e cidadãs em São Miguel do Gostoso. As aulas acontecem sempre as segundas, terças e sextas-feiras no período noturno envolvendo turmas de crianças e adultos separadamente.

A taxa de contribuição é de R$ 30, mas as crianças e pessoas carentes da comunidade, que desejem praticar o esporte, são acolhidas pelo professor e muitas recebem auxílio para adquirir seu primeiro kimono.

Recentemente a AGOKS (Associação Gostosense de Karatê Shotokan) conseguiu uma importante conquista para melhoria de seu dojô. Segundo o professor, a associação adquiriu cerca de 50 m² de tatame através da FNK (Federação Norte Riograndense de Karatê). O solo mais macio para a prática de artes marciais é essencial para o treinamento de quedas e defesa pessoal.

Os discípulos e seu mestre já passaram por diversos locais em São Miguel do Gostoso, sempre em busca de lugar adequado para praticar seu esporte. Os treinamentos já aconteceram no Centro de Múltiplo Uso, na Quadra da Xepa, no Ginásio Poliesportivo, no prédio do Parma, na praia e também no Peti, em nenhum foi possível dar seguimento ao projeto com constância. O atual local, situado à Rua dos Guajás nº 118, é cedido pelo senhor Valmiro Catarina da Silva, parceiro do projeto e que incentiva a prática esportiva e cidadã.

O prédio também recebe seminários e eventos relacionados ao Karatê aos sábados, organizados pela AGOKS em parceria com a FNK. O mais recente aconteceu no Ginásio Poliesportivo e contou com a participação de representantes da Federação.

O CDHEC / Espaço TEAR premia as iniciativas de valor social, ambiental e cultural na cidade de São Miguel do Gostoso e acompanha o desenvolvimento de cada projeto, incentivando ainda mais a progressão e seus efeitos na sociedade. Parabenizamos o professor Cristiano pelo sucesso de seu projeto e sua importante contribuição para nossa comunidade.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Retrato da Comunidade: Um olhar diferente sobre São Miguel do Gostoso


A cidade de São Miguel do Gostoso recebeu no dia 24 de abril a exposição Retrato da Comunidade, dos fotógrafos locais Ariclenes Silva e Fernando Miranda. O projeto reúne 20 imagens captadas nos distritos do município e tem como objetivo apresentar um olhar diferenciado sobre a cidade comumente conhecida pelas atrações turísticas e esportivas.

O trabalho começou a ser realizado em outubro de 2014, passando por várias comunidades da cidade captando momentos, personagens e peculiaridades de cada local. Foi lançado oficialmente no mês de abril em cerimônia realizada no Centro de Cultura de Gostoso e contou com a presença de autoridades como Isabel de Matos (Secretária de Educação), Francisco Anjos (Secretário de Assistência Social) e o vice-prefeito Paulo Roberto, além de amigos e apreciadores do trabalho dos jovens.

As obras estiveram expostas no Centro de Cultura de 24 de abril a 08 de maio e recebeu visita de várias pessoas da comunidade, turistas e alguns ilustres. Como a presença da excelentíssima prefeita, Maria de Fátima. A exposição também foi contemplada por turmas das escolas municipais de São Miguel do Gostoso.

Desde o dia 11 de maio, o trabalho se encontra no Ponto de Cultura Tear e ficará exposto até dia 23 de maio, sábado. O projeto Retrato da Comunidade tem como patrocinador oficial a empresa de energia eólica Voltália / Copel e apoio cultural da loja Eubello e CDHEC / Espaço Tear.