quinta-feira, 29 de maio de 2014
CinePONTO Distritos leva cinema a Antônio Conselheiro
Na noite do dia 24 de maio, o projeto CinePONTO Distritos foi a Antônio Conselheiro comunidade de São Miguel do Gostoso/RN. O Cine Ponto exibiu o curta-metragem “Ilhas das Flores” e o longa “Wall-E”, os dois filmes tem como objetivo a conscientização ao meio ambiente.
Às 19h40, as cadeiras do Espaço Shalom – local que recebeu a sessão de cinema – começaram a ser ocupadas por jovens, idosos e a grande maioria de crianças. Então já era hora de iniciar a primeira exibição.
Fernando Miranda deu a partida inicial, dando boas vindas ao público, apresentando o projeto e explicando o objetivo dos filmes, logo após o Alessandro Amaral tomou a palavra falando dos apoiadores do projeto.
Às 20h, o filme “Ilha das Flores” vai ao ar com duração de apenas 15 minutos. Então vamos ao momento mais esperado: o filme “Wall-E”. Com gênero de animação e duração de 98 minutos, o filme tirou gargalhadas do publico e fez muita gente se apaixonar pela magia do cinema.
Após a última sessão, uma espectadora relatou que os filmes exibidos serviram de total conscientização a população da comunidade, pois “o que fazemos hoje será o futuro de amanhã” e ainda acrescenta que todos que estavam ali saíram com um pensamento preservador ao meio ambiente.
Galeria de Fotos
Texto: Rozangela Modesto
Edição e fotos: Alessandro Amaral
Marcadores:
Antônio Conselheiro,
CDHEC,
cinema,
CinePonto,
Distritos
terça-feira, 6 de maio de 2014
Espaço TEAR inicia oficina de jornalismo com palestra
Após um ano marcante, de resultados positivos em suas ações e atividades, o CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania) retoma as oficinas do Ponto de Cultura TEAR em São Miguel do Gostoso. Sábado, dia 3 de maio, aconteceu a aula inaugural da Oficina de Jornalismo com direito a palestra e visita de Ponto de Cultura de Vitória/ES.
Alunos de Jornalismo novatos e veteranos do Espaço TEAR se encontraram às 16h para receberem as boas-vindas à nova oficina. O professor Alex Amaral fez a apresentação do projeto e da oficina, passando a palavra para a palestrante convidada, Eliade Pimentel, assessora de imprensa da Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto.
Os aprendizes ouviram sobre jornalismo freelancer e a liberdade do segmento, jornalismo responsável e as novas tecnologias da comunicação, cidadania e preservação da memória local, além de conhecerem um pouco da trajetória profissional da palestrante. Nossos jovens foram incentivados a criarem uma agência de notícias local, ideia que agradou a coordenação da oficina e do Espaço TEAR.
“Jornalista é curioso, mas não fofoqueiro”, alertou Eliade, explicando a importância de exercer a profissão com responsabilidade. “O problema do meu vizinho é o que me motiva na busca por soluções através das minhas matérias, de encontrar saídas ou quem possa resolver.”, confessa. O contato com o jornalismo através de profissionais renomados é uma oportunidade impar para os alunos, que conhecem um pouco do fazer jornalístico e clareiam suas predisposições para a Comunicação Social.
Recebemos também a visita de Fábio Carvalho, coordenador do Ponto de Cultura Manguerê, de Vitória/ES. Fábio dirigiu algumas palavras aos participantes da aula e contou um pouco da história do seu Ponto de Cultura. Falou de seus projetos e doou CD e DVD de sua autoria para o acervo do Espaço TEAR, firmando mais uma parceria Ponto a Ponto. Carvalho faz parte do CNPdC (Comissão Nacional dos Pontos de Cultura) e está no Rio Grande do Norte para participar da Teia da Diversidade, encontro nacional dos Pontos de Cultura, que acontece de 19 a 24 de maio no IFRN, em Natal.
Todas as oficinas do Espaço TEAR são gratuitas, mas possuem número de vagas limitado. As aulas de jornalismo acontecem sempre aos sábados, das 10h às 12h, recebendo alunos de 14 anos ou mais, que estejam matriculados e cursando o ensino convencional da cidade. As inscrições são feitas com Cinthia Matos, na sede do CDHEC, localizada a Rua dos Arrecifes, s/n, bairro do Maceió em São Miguel do Gostoso.
O TEAR faz parte do projeto Cultura Viva e recebe financiamento do Governo Federal através do Ministério da Cultura, e do Governo Estadual por meio da Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura. O CDHEC, entidade responsável pelo Espaço TEAR, conta com o apoio cultural da Pousada dos Ponteiros e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. O incentivo cultural é da Rádio Gostoso 87,9 FM.
Veja a Galeria de Fotos
Marcadores:
CDHEC,
Curso de Jornalismo,
Espaço TEAR,
oficina de jornalismo,
PONTO DE CULTURA,
Revista GUAJIRU
Assinar:
Postagens (Atom)