A comunidade de São Miguel do Gostoso recebe novas opções de oficinas técnico-profissionalizantes no Espaço TEAR a partir do mês de junho. Entre as atividades, estão previstos cursos de karatê, produção cinematográfica e dança de rua. Essa última já em andamento desde o dia 25 de maio. As inscrições são gratuitas.
O CDHEC promove a cidadania e os direitos humanos através da valorização e capacitação de jovens e adultos no município de Gostoso e seus distritos desde 2007. Como parte da ampliação dessa oferta, o Coletivo abre novas turmas e cursos. O trabalho voluntário de pessoas engajadas com o bem coletivo e a justiça social se faz importante no desenvolvimento da comunidade.
A Oficina de Dança de Rua, popularmente chamada de “hip-hop” entre os jovens gostosenses, teve início no dia 25 de maio, sob a coordenação do professor Emanoel da Silva Soares, conhecido como Neo. As aulas acontecem aos sábados pela manhã, das 9h30 ao meio-dia, voltadas ao público jovem. “Ensinamos todas as pessoas interessadas a dançar os passos do hip-hop, desde que sejam a partir dos 7 anos de idade em diante”, avisa Neo, que pratica desde 2003 e fez parte do grupo “Arte Hits” durante 4 anos em São Miguel.
Para o mês de junho, o CDHEC prevê o início de mais duas oficinas. As aulas de Karatê serão ministradas pelo professor Kleverson Cardozo, de Natal, e são voltadas à população de baixa renda de Gostoso. O faixa preta já desenvolve trabalho voluntário semelhante no bairro das Quintas, na capital potiguar, e visitará São Miguel para conhecer seus novos alunos no sábado, 29. Os interessados devem comparecer ao Espaço TEAR neste dia pela manhã e obrigatoriamente serem de famílias simples.
O produtor e cineasta italiano, Franco Ferioli, possui diversos trabalhos realizados como repórter freelancer para TV internacional, em países como Suíça, Grécia, Japão, Marrocos, Palestina, Eslovênia, Hungria, entre outros. Em visita a Gostoso, Franco visitou o TEAR e, encantado com a proposta do Espaço, ofereceu seu trabalho voluntário em oficina de produção cinematográfica. A previsão de início é rápida, pois pretende viajar à sua cidade natal dentro em breve. A turma é aberta a pessoas a partir de 14 anos.
Todos os interessados em participar das novas atividades do Espaço TEAR devem procurar Cinthia Matos, coordenadora do projeto e se inscrever gratuitamente. Os horários e dias das oficinas serão decididos entre os professores e alunos. As aulas de dança de rua ainda estão com vagas abertas. O TEAR é um Ponto de Cultura, e conta com apoio do Governo Estadual e Federal, através da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura e MinC. O CDHEC tem apoio cultural da Pousada dos Ponteiros, Cianet Internet e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.