segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Confraternização do CDHEC traz teatro, artesanato e muita diversão a Gostoso


O Coletivo de Direitos Humanos, Educação, Cultura e Cidadania – CDHEC promove no dia 15 de dezembro momento de confraternização entre alunos, familiares, membros e incentivadores da ONG, além do público de São Miguel do Gostoso (RN). O encontro acontece na sede do Espaço TEAR, Rua dos Arrecifes, s/n, Centro, iniciando no período da tarde e envolvendo teatro, música, multimídia, exposição e venda de artesanatos.

Fechando mais um ciclo, a professora de artesanato do TEAR, Jeannett Mesquita, mais conhecida como Chiquinha, apresenta durante todo final de semana exposição com peças produzidas pelos seus alunos. Após o período de oito meses de oficina, a cidade de Gostoso pode prestigiar o resultado do trabalho artesanal feito pelas crianças, jovens e até idosos aprendizes da comunidade. Todas as peças estarão à venda.

Neste sábado teremos aula aberta de teatro com a professora Tarcila Bianchi, reunindo os novos e antigos alunos do TEAR, assim como o público presente, para uma experiência teatral diferenciada. O workshop oferecido pelo CDHEC atende públicos a partir de 12 anos e aconselha, para participar da aula, o uso de roupas confortáveis que não prejudiquem os movimentos e expressão corporal do aluno neste dia.

O grupo de teatro Nós Na Rua, fruto das oficinas do projeto Espaço TEAR, apresentará ainda o trecho da peça “Os Sete Constituintes”, além de pequeno show musical com Tiago Luciano, entre outras atrações a serem confirmadas. Na ocasião ainda serão projetados slides e filmes referentes à instituição.

“A modernidade e o tempo colaboram para o desgaste das culturas locais. Incentivar a preservação e prática das artes entre as pessoas é o mínimo que podemos fazer para manter nossa cultura viva”, afirmou Fábio dos Santos, idealizador do CDHEC. A manutenção desse projeto é de grande importância para o desenvolvimento sustentável da cultura, assim como a consciência socioambiental propagada pela entidade.

O CDHEC tem apoio cultural da Pousada dos Ponteiros e CIANET. São parceiras também as ONGs Olhares, AMJUS, CECOP, ASDHEG, CENARTE e CDHMP. O Projeto TEAR passou a ter apoio do Governo Federal e Estadual, através da Fundação José Augusto/Secretaria Extraordinária da Cultura em 2010, tornando-se Ponto de Cultura. O Coletivo é reconhecido como de Utilidade Pública Municipal através da LEI Nº164/2008 de 11 de dezembro de 2008, e de Utilidade Pública Estadual, Le Nº 9.201 de 30 de junho de 2009.




segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Grande festa marca lançamento do Ponto de Cultura TEAR


A cidade de São Miguel do Gostoso, localizada a 100 km de Natal, esteve em festa nesta sexta-feira 09 de novembro. Foi quando aconteceu o lançamento oficial da 2ª fase do Ponto de Cultura TEAR, projeto desenvolvido pela ONG CDHEC. Na ocasião também foram lançados também os cartões postais produzidos através da oficina de fotografia realizada em parceria com a ONG Olhares.

O Espaço TEAR recebeu o público para uma grande comemoração em torno da cultura para homenagear a nova fase vivida na cidade. Para festejar esse dia especial foram realizadas apresentações de teatro e concerto de flauta doce. A trupe Nós Na Rua, formada a partir das oficinas de teatro de rua oferecidas pelo CDHEC, apresentou o espetáculo “Hoje meu boi não sai”, levantando questões sobre a cultura dita de massa, traçando um paralelo entre o erudito, a cultura popular e suas convergências.

As crianças do projeto Somelodia, que estudam técnicas musicais em flauta doce através de parceria entre as ONGs AMJUS e CDHEC, apresentaram duas belas músicas que emocionaram o público presente. Dentro do cerimonial previsto, foram entregues certificados aos participantes da oficina de fotografia realizada na cidade em mais uma parceria edificante entre entidades de cunho social, dessa vez a Olhares e o CDHEC.

Neste dia, foi realizada também a troca simbólica da presidência da ONG, onde Ariclenes Franças deixa o cargo para dar lugar a Alessandro Amaral. Em seu discurso, Ari, como é mais conhecido, se emocionou ao lembrar seu trabalho com a entidade e do caráter que construiu com base nas orientações recebida de seus pais. Cinthia Matos também discursou como nova coordenadora do Projeto Ponto de Cultura TEAR e após a fala de Alessandro, foi apresentado um vídeo documentário sobre o trabalho desenvolvido pela organização na cidade.

As manifestações culturais e artísticas do município de Gostoso estão cada vez mais presentes nos dias atuais, devido incentivo dado pelas ONGs da cidade aos artesões, mestres e artistas a multiplicarem sua arte através da troca de conhecimentos e experiências. Nesse contexto, o CDHEC se apresenta como articulador e ponte entre esses mundos de aprendizes e educadores, além de fomentar o empreendedorismo e criação de lideranças entre os jovens do município.

As atividades do CDHEC tem apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura e Governo do Rio Grande do Norte. Esse evento em especial só foi possível graças ao apoio dado pelos parceiros locais, como Mercadinho Teixeira, Supermercado Araújo, Supermercado Venâncio, Gostoso Construções, Pousada Mar de Estrelas e Vital Supermercado. Agradecemos também a todos os apoiadores e mantenedores do CDHEC com suas doações voluntárias que tanto nos ajudam a realizar esse importante trabalho.