segunda-feira, 30 de junho de 2008

Coordenação





Os coordenadores do TEAR, o Padre Fábio e Dominique são responsáveis pela idéia e desenvolvimento dos Projetos e cursos profissionalizantes. O Padre é um grande defensor da cultura local, idealiza suas nobres atitudes em função da cidadania e valores morais. Gritando aos quatro cantos de São Miguel do Gostoso ele fala da importância de estar jogando e não assistindo ao jogo. Dominique um ser humano nobre e humilde que se dispõe a ajudar o TEAR em todas suas áreas Humanas, Profissionais e Culturais, busca juntamente com o Padre recursos financeiros no Brasil e no Exterior para a caminhada de todas as iniciativas do TEAR.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Biblioteca


A biblioteca do TEAR contém uma média de 500 livros, em sua maioria, literários. Está sendo feita a catalogação, para que a população possa adquiri-los e consumir seu rico alimento cultural e gramatical. É de grande importância que a população tenha o habito da leitura, os tornando assim mais cheios de conhecimentos no âmbito da cultura e das relações homem e sociedade. O TEAR está dispondo seu arsenal com grande satisfação. É preciso ler para crescer.

Curso de Informática







O curso de Informática do Espaço Tear têm a duração de três meses. As aulas são ministradas de segunda a quintas-feiras das 7h às 11h da manhã e das 13h às 17h da tarde. Ao final de cada curso os participantes recebem o certificado de conclusão. Na oficina os alunos têm a oportunidade de realizar pesquisas utilizando à internet, e de forma mais rápida aprimorar os conhecimentos em relação a essa ferramenta de de busca, comunicação e interação global. O objetivo do curso é ingressar os moradores da comunidade, independentemente de raça, cor ou religião no mundo da era digital e deixando-os mais preparados para o mercado de trabalho.

O Pastoril



O Pastoril do TEAR é composto por 25 crianças entre 5 a 12 anos de idade. As aulas acontecem aos sábados das 9h às 11h. As professoras que conduzem o grupo são da própria comunidade. São integrantes do grupo de pastoril da terceira idade da cidade de São Miguel do Gostoso/RN com 15 componentes. Para elas é uma grande satisfação poder despertar o desejo dessa nova geração em manter viva a cultura popular.
O Pastoril é uma dança folclórica que conta a história do nascimento de Jesus Cristo. O nome do folguedo deriva da palavra “pastor”, em alusão à missão do menino Jesus que veio para pregar o Evangelho. A dança é composta pelos ritmos do samba, marcha e valsa. Os personagens do pastoril são: A Diana, O Velho Venove, A Mestre, A contramestre, a libertina, a flora, a camponesa, a rainha, a estrela, a borboleta e as pastoras. Todos dividem – se nos cordões azul e vermelho.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Teatro





O grupo de teatro Nós na Rua é formado por 32 adolescentes e jovens. A metodologia usada pelos os professores é focada em exercícios e dinâmicas de sensibilização e teatralização. Hoje o grupo Nós na Rua é liderado pelos professores de artes Patrícia Caetano 24 anos e Filippo Rodrigo 25 anos, que moram na cidade de Natal/RN. Trabalham com o protagonismo juvenil discutindo temas sociais por meio da arte dramática. O tema dos espetáculos são constituído pelas vivências dos alunos e histórias da cidade. No dia 1º de dezembro de 2007, o grupo de teatro apresentou seu espetáculo Ventos do Gostoso na praia da Xepa, localizada na cidade de São Miguel do Gostoso, e no 23º Escambo Popular Livre de Rua, na cidade de Umarizal/RN, nos dias 18/19/20/21 de abril deste ano. E agora o grupo esta se preparando para realizar apresentações do espetáculo nas comunidades da cidade.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O QUE SOMOS


Tear significa tecer a trama, os fios da rede do pescador e da rede de dormir, tecer tem a ver com fazer e tecer a trama da vida.O ESPAÇO TEAR de Direitos Humanos, Cultura Popular e Cidadania é uma ação da Igreja Católica - sem distinção de raça, credo, sexo, orientação política - em São Miguel do Gostoso, litoral nordestino brasileiro, com o objetivo de por meio de oficinas de artes, de cursos profissionalizantes e de formação, promover cada vez mais protagonistas sociais, autonomia comunitária e uma atitude pessoal de auto estima emocional, financeira e empreendedorismo. O carro chefe é o Grupo de Teatro e as oficinas de música, dança, arte circense, criação de textos e revistas, rodas de leitura, cirandas, boi de reis, pastoril, informática, pedreiro, bombeiro hidraúlico e eletricistas, além do curso de direitos humanos e cidadania.