terça-feira, 17 de março de 2015

CDHEC realiza Festival de Prêmios em prol da Paixão de Cristo

A tradição do espetáculo da Paixão de Cristo está se formando em São Miguel do Gostoso novamente, graças aos esforços do Ponto de Cultura TEAR e dos membros do grupo de teatro Nois Na Rua que, com força de vontade e dedicação, tem tocado o projeto e emocionado muita gente durante a Semana Santa. Esse ano a entidade realizará um Festival de Prêmios para arrecadar recursos que viabilizem a construção de figurinos, adereços e a montagem da peça. São diversos prêmios sorteados através de sistema eletrônico e o vencedor será contemplado onde estiver.

Há algum tempo o CDHEC resolveu não mais agir somente com a chegada de recursos oficiais, pois a demora nos repasses torna a espera prolongada e ociosa. O ano de 2014 foi exemplo disso e repercutiu em grande sucesso nas atividades do coletivo sob essa nova política de trabalho. Com a confiança de alguns empresários e autoridades locais, foi possível tocar boa parte dos projetos da ONG, alcançando os objetivos de forma limitada, mas satisfatória em seu resultado.

O Festival de Prêmios do CDHEC em prol do Ponto de Cultura TEAR é realizado em parceria com a Paróquia de São Miguel Arcanjo. Entre os prêmios estão dois tablets com wi-fi, um celular smartphone e uma bicicleta, tudo ao preço de módicos R$ 5,00 a cartela, que é numerada e computadorizada, tendo resultado divulgado em tempo real e o sortudo terá seu brinde garantido, mesmo estando longe de Gostoso no dia do sorteio.

O evento acontece na Praia da Xepa no dia 28 de março a partir das 20 horas. As cartelas estão sendo vendidas em Gostoso, Touros e Natal pelos representantes do Ponto de Cultura TEAR e colaboradores. Àqueles que desejem adquirir cartelas por meio da internet é necessário entrar em contato através do email revistaguajiru@gmail.com ou pelo telefone (84) 9471-8736 e falar com o novo coordenador do CDHEC, Fernando Miranda. O pagamento pode ser feito através de depósito bancário e sua cartela digitalizada será enviada pela web.

Participe e auxilie o Ponto de Cultura TEAR a realizar mais um importante espetáculo teatral na cidade de São Miguel do Gostoso. Nossa comunidade merece o melhor que possamos proporcionar em termos de cultura, cidadania e direitos humanos. Sem falar que você ainda tem a possibilidade de ganhar ótimos prêmios no festival promovido pela entidade, que conta com o apoio dos vereadores Zé de Luzenário e Micarla Catarina, e também do Posto de Combustível dos Arrecifes. O CDHEC conta atualmente com apoio cultural da Pousada dos Ponteiros e Prefeitura Municipal de Gostoso.

sábado, 14 de março de 2015

CDHEC passa por mudanças em sua diretoria


A diretoria do CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania) passou por mudanças no mês de março. O então coordenador, Alessandro Amaral, sai do cargo e entrega o comando da entidade nas mãos do jovem ator, Fernando Miranda. A alteração no quadro se deu por impossibilidade do ex-coordenador em assumir cargo público e coordenar a instituição, conforme previsto em seu estatuto.

O mês de março ficou marcado com a troca de gestão do coletivo, onde Alessandro geriu a ONG de novembro de 2012 até início de 2015. O legado deixado pelo jornalista e fotógrafo é uma imagem positiva da entidade, na qual se dedicou incansavelmente a divulgar e publicizar os resultados alcançados em sua gestão. A Revista Guajiru nº 4 traz boa parte das ações do coletivo sob seu comando.

Fernando Mirando é um jovem e promissor ator de teatro. Integrante do grupo Nois Na Rua, se destacou em diversos papeis como protagonista e hoje se consolida como uma das mais gratas revelações do cenário de São Miguel do Gostoso. Com capacidade de liderança, Fernando já dirigiu o grupo em diversos espetáculos, mostrando sua forma de gerir e comandar em várias situações.

“Hoje, tenho a certeza de repassar o comando desse projeto, iniciado pelo Padre Fábio dos Santos, para boas mãos. Confio plenamente na capacidade desse jovem guerreiro, que vai tocar o barco com toda responsabilidade e paixão que é peculiar dos ativistas sociais”, afirmou Amaral. Após assumir cargo público, a frente do Centro de Cultura de Gostoso, Alessandro ficou impossibilitado de seguir na coordenação do CDHEC, sendo necessária sua substituição.

Durante o período em que ficou sob seu comando, o CDHEC realizou diversas atividades e ampliou antigos projetos. Entre suas ações está a implementação do CinePONTO e suas variações envolvendo debates e exibições cinematográficas nos distritos, instituiu o prêmio CDHEC de Responsabilidade Socioambiental, comandou o programa TEAR Cultura aos domingos na Rádio Gostoso FM e deu início a Oficina de Skate do Espaço TEAR. Amaral também ministrou aulas de jornalismo, fotografia e editou, junto com seus alunos, da segunda à quarta edição da Revista Guajiru.

“Fica o sentimento de dever cumprido, onde dentro das limitações vigentes no terceiro setor, fui capaz de desenvolver as habilidades que possuo em benefício da comunidade e do Ponto de Cultura TEAR”, revela Alex, como é mais conhecido. Fernando chega num momento especial para o Espaço TEAR, pois a retomada do Ponto de Cultura prevista para 2015 traz novas perspectivas para a entidade e lança luz no horizonte.

Alessandro continua no CDHEC como assessor de comunicação e professor nas oficinas que encabeça. Impossibilitado de ocupar cargo na diretoria, segundo estatuto, agora se encontra ao lado de Dominique Pastore e Padre Fábio na chamada “Diretoria de Honra”, onde participa das reuniões, tem voto nas decisões da entidade e continua envolvido nos projetos desenvolvidos pelo Ponto de Cultura TEAR.

Semana Potiguar de Poesia envolve 13 cidades em roteiro cultural

O mês de março é marcado por diversas datas comemorativas, em especial o Dia da Poesia, 14. Visando uma maior difusão da cultura poética em nossa região e também celebrando o Dia da Mulher, a Fundação José Augusto, em parceria com as Secretarias de Políticas para Mulheres e da Juventude, realiza o projeto Travessia Poética, de 08 a 14 de março. Em São Miguel do Gostoso, o grupo Nois na Rua, do Espaço TEAR, foi o representante da região do Mato Grande nessa cruzada lírica.

Com o objetivo de envolver diretamente os jovens na celebração, a FJA idealizou uma programação intensa para o período, que conta com shows musicais, saraus, mesas redondas, oficinas, mostra de cinema, feiras e lançamentos de livros. Foram convidados os poetas Zé Martins (RN) Lau Siqueira (PB), além de apresentações de Khrystal (RN) e Tibério Azul (PE) para abrilhantar ainda mais a festa. O grupo Nois na Rua, composto por jovens gostosenses, realiza intervenções poéticas no dia 10 em Touros, na feira livre e na Escola Estadual Professora Isabel Barbosa Vieira; e dias 11 e 16 na Escola Estadual Olímpia Teixeira e na feira livre de São Miguel do Gostoso.


As cidades escolhidas para receberem a Travessia Poética foram Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Janduís, Campo Grande, Parelhas, Lajes Pintadas, São Miguel do Gostoso e Touros. No Dia 14, sábado, parte do grupo Nois Na Rua se apresenta no Centro de Cultura com poemas trabalhados no projeto para celebrar o Dia da Poesia em intervenções durante o show da banda local Pop Boys.

A Semana Potiguar de Poesia é realizada com apoio do Sebrae, Prefeitura de Mossoró, Associação Cultural Casa do Cordel, Associação dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba), Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), Movimento Pro-Cultura do RN, Grupo de Nóis na Rua, Ponto de Cultura TEAR, Associação Ciranduís, Grupo Pedu Breu, Cia. Bagana de Teatro, Associação de Poetas de Santa Cruz (APOESC), organização União do Sobrado, Casarão da Poesia, Secretaria de Cultura da Paraíba, Jovens Escribas e Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

O Ponto de Cultura TEAR recebe financiamento do Governo Federal através do MinC e do Governo Estadual por meio da Fundação José Augusto. Conta ainda com apoio cultural da Pousada dos Ponteiros e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso para realizar seus trabalhos socioculturais na região do Mato Grande.