quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CDHEC premia iniciativas de responsabilidade socioambiental e lança nova Revista Guajiru


“Um ano não muito fácil, mas que se transformou em vitórias e superação”, assim foi descrito 2014 na fala do coordenador e professor de jornalismo do Ponto de Cultura TEAR, Alessandro Amaral, durante seu discursos de lançamento da quarta edição da Revista Guajiru nessa quarta-feira, 4 de fevereiro, no Centro de Cultura de Gostoso. O evento encerrou oficialmente as atividades socioculturais desenvolvidas pela ONG referentes ao ano anterior, com cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio CDHEC, música, teatro, cinema e dança, além de grande público e presença de autoridades locais e estaduais.

A noite transpirou cultura e trouxe reconhecimento às iniciativas de sucesso nas áreas de cultura, cidadania, ecologia e direitos humanos através do 2º Prêmio CDHEC de Responsabilidade Socioambiental, idealizado pelo coordenador da entidade e que transcende a esfera das organizações não governamentais. Esse ano a honraria foi materializada em um belíssimo troféu confeccionado em acrílico e entregue às instituições e pessoas que contribuíram com o desenvolvimento social, cultural e ambiental em São Miguel do Gostoso. A novidade dessa edição foi a participação de personalidades locais e estaduais que subiram ao palco para realizar a entrega simbólica, entre eles, o Padre Fábio dos Santos, a prefeita de Gostoso, Fátima Dantas, e o presidente da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico.

A comenda de Direitos Humanos foi entregue ao “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” do MEC (Ministério da Educação), representado na cidade pela Secretaria Municipal de Educação, devido o suporte, planejamento e acompanhamento pedagógico fornecido aos alfabetizadores locais. Pela segunda vez consecutiva, o Prêmio CDHEC de Ecologia vai para a ONG AMJUS e seu importante trabalho de preservação das tartarugas marinhas nas praias do município. A categoria Cultura reconheceu a iniciativa valorosa do empresário Gustavo Tittoto em recuperar e entregar o novo Centro de Cultura de Gostoso à população. O premiado em Cidadania foi o professor de Karatê, Cristiano Nunes, e seu trabalho social através do esporte que forma novos cidadãos e cidadãs, além de trazer reconhecimento para a cidade em competições estaduais. Esse ano teve um 5º troféu, uma homenagem especial concedida à Elizabete Marinho (RJ) por seu incentivo e contribuição às ações do CDHEC e Espaço TEAR.

As atrações culturais entrecortaram a entrega dos prêmios e dinamizaram o evento. As apresentações musicais dessa noite ficaram a cargo do grupo instrumental SóMelodia, projeto mantido pela AMJUS, e da banda de forró pé-de-serra de Dedé de Malária, que encerrou a cerimônia. No audiovisual foram exibidos os filmes “10 Anos do CDHEC” e “O Contador de Causos”, ambos produzidos na cidade. O teatro trouxe Mateus e Catirina, interpretados por Suanes Silva e Fernando Miranda, membros do grupo Nois na Rua, do Espaço Espaço TEAR. A apresentação de dança foi do grupo Dançarte, da ONG Aslírio. E as poesias foram declamadas por Cinthia Matos e Maria Auxiliadora, do CDHEC.

A Revista Guajiru nº 4 foi lançada em clima de festa, com direito a coquetel e animação musical no saguão do Centro de Cultura de Gostoso. O público aguardou ansioso para pegar seu exemplar após o discurso do editor da publicação, Alessandro, que encerrou o evento e concluiu oficialmente as atividades relacionadas a 2014 do CDHEC. A noite contou ainda com debate de abertura sobre cultura, promovido pela Fundação José Augusto e comandando por Rodrigo Bico, atual presidente da instituição.

A Revista Guajiru nº 4 foi publicada graças ao importante apoio da empresa de energia eólica Voltália / Copel e de empresários locais que veicularam anúncios publicitários nas páginas da publicação. O evento de lançamento e entrega do prêmio contou com apoio da Prefeitura Municipal, Rádio Gostoso FM e Maria Maré Moda e Artesanatos. O CDHEC e Espaço TEAR dispõem do apoio cultural da Pousada dos Ponteiros e da Prefeitura de São Miguel do Gostoso.

Galeria de Fotos