segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cinema, Teatro de Rua e Poesia Visual: CinePONTO Debate esquenta noites de sábado


Duas histórias de vida marcadas pelo cinema e ativismo social. Foi isso que o público de São Miguel pode conhecer neste sábado (18), durante o CinePONTO Debate promovido pelo CDHEC no Ponto de Cultura Espaço TEAR. Os cineastas convidados, Maíse Gomes e Buca Dantas, deram seus depoimentos e contaram um pouco sobre o processo de produção dos filmes exibidos nesta noite.

O terceiro convidado, Teotônio Roque, não pode comparecer ao evento por motivos pessoais, no entanto se propôs a voltar à cidade em outra ocasião para conversar com a comunidade sobre os assuntos propostos. O tema desse CinePONTO Debate é “Cinema e a preservação da memória histórica através de documentários realizados no RN” e para ilustrar suas falas, os convidados apresentaram os filmes “Vamos fazer teatro de rua?”, produzido por Maíse, e “Perdição”, de Buca Dantas.

Após a projeção dos filmes, Buca abre a conversa com o público e fala da retomada do Cinema Processo, que é “a constatação de que é possível realizar filmes com características verossímeis aos atores sociais de determinada região/sociedade/povo”. O filme “Perdição” tem a participação da atriz potiguar, Titina Medeiros, e apresenta enredo com pouco diálogo entre os atores e uma estética próxima a poesia visual.

Maíse compartilhou sua experiência de fazer escola de cinema em Havana (Cuba) e de filmar movimentos sociais e trabalhistas. A cineasta destacou a de valorizar os temas locais e se emocionou ao citar o parceiro de trabalho, Lula Barbosa, já falecido. Em sua trajetória profissional, fez parte da TV Memória Popular e TV Comunitária da Cidade da Esperança.

As intervenções do público, trazendo perguntas ou contribuições para o debate, sempre enriquecem a noite. Rodrigo Ribeiro e Fábio dos Santos fizeram colocações importantes, destacando a importância do teatro de rua na redemocratização do país e foram citados alguns episódios da história recente que possuem poucos registros, que pouca gente conhece. “É como se o mundo começasse hoje e não houvesse memória”, afirmou Fábio.

Para Buca, esse cinema novo se deve a vertiginosa evolução dos equipamentos de produção e ao acesso proporcionado pela política do Governo Lula aos Pontos de Cultura até os dias atuais. “Antes do Governo do PT, cineastas, artistas, realizadores não tinham espaço para trabalhar”, declarou.

CinePONTO Debate acontece mensalmente e é realizado pelo Ponto de Cultura TEAR, com apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo Estadual e Governo Federal. O evento conta ainda com apoio cultural da Pousada dos Ponteiros, Cianet Internet e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.















quinta-feira, 16 de maio de 2013

Espaço TEAR recebe oficina de arqueologia


A pesquisadora e historiadora, Ligia Holanda, durante visita a São Miguel do Gostoso, ministrou oficina sobre Arqueologia e Educação Patrimonial no Espaço TEAR. O encontro aconteceu no dia 14 de maio e reuniu interessados no assunto, alunos das oficinas de Jornalismo e Teatro de Rua do CDHEC, para esclarecimento da função do arqueólogo e apresentação dos resultados das pesquisas realizadas na comunidade.

De acordo com Cinthia Matos, coordenadora do Projeto TEAR, a oficina teve a finalidade de explicar melhor o significado, as características e o que os arqueólogos estudam em seu nicho de trabalho. Afirmou também que dentro dos assuntos vistos na oficina, foram abordados temas como patrimônio cultural e patrimônio histórico. A historiadora ainda apresentou alguns tipos de rochas encontradas durante sua pesquisa e explicou seu significado aos participantes.

Ligia é pesquisadora da instituição Arqueoterra, que presta serviços para empresas exploradoras de energias alternativas instaladas na região. A oficina de arqueologia e educação patrimonial é resultado de uma parceria entre a historiadora e o CDHEC, entidade que faz parte do projeto Ponto de Cultura e tem apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo Estadual e Governo Federal. CDEHC conta também com apoio cultural da Pousada dos Ponteiros, Cianet Internet e Prefeitura Municipal de Gostoso.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CinePONTO Debate traz cinema e registros históricos do RN

A cidade de São Miguel do Gostoso recebe mais uma edição do CinePONTO Debate neste sábado, 18 de maio, no Espaço TEAR. O evento apresenta curtas-metragens e discute com a população sobre cinema e a preservação da memória histórica no RN, a partir das 19h, com convidados vindos de Natal.

O CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania) promove mais um encontro em torno da sétima arte. Dessa vez os convidados para o debate são os cineastas Teotônio Roque (Olhares), Buca Dantas (Micromundo) e Maíse Gomes (Cenarte). Cada realizador apresentará uma obra de sua autoria durante o evento.

Na programação está prevista a exibição de produções potiguares como “Vamos fazer teatro de rua?”, produzido pela TV Memória Popular e Lula Barbosa, e “Ciranduís 20 anos”, realizado pelos Pontos de Cultura Em Cena Ação e Lumiar, com produção da ONG Olhares. Cada filme tem duração entre 11 e 16 minutos.

O tema desse CinePONTO Debate é “Cinema e a preservação da memória histórica através de documentários realizados no RN”. As obras projetadas durante o evento tratam de teatro de rua e apresentam momentos distintos da história artística potiguar, retratando o trabalho dos consagrados grupos Alegria-Alegria (Natal) e Cia. Cultural Ciranduís (Janduiz). 

O CinePONTO Debate tem entrada gratuita e é realizado pelo Ponto de Cultura TEAR, com apoio do Governo Federal e Estadual, através da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária da Cultura e MinC. O evento conta com apoio cultural da Pousada dos Ponteiros, Cianet Internet e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nós Na Rua participa do Escambito em Janduís

O grupo de teatro de São Miguel do Gostoso, Nós Na Rua, e alunos da oficina de Teatro de Rua do TEAR, participaram do Escambito Raízes, que aconteceu na cidade de Janduís (RN) entre os dias 26 e 28 de abril. Várias companhias de dança, poesia e teatro de rua se reuniram para mostrar a sua arte e alegria para os moradores e visitantes daquela cidade.

O Escambito é um evento derivado do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, onde suas atividades são voltadas para discutir a cultura, o teatro, a dança, a cenopoesia e a arte. Neste evento houveram oficinas ministradas pelos próprios componentes dos grupos participantes, como de dança, malabares e políticas culturais. Isso já é de costume do Escambito, pois há sempre uma troca de saberes que caracterizam esse acontecimento.

Como integrante do grupo Nós Na Rua, fiquei impressionada com a organização e empenho das pessoas, além de ficar feliz por ver a comunidade integrada com esse movimento. Em toda a cidade, o escambito era o assunto principal das rodas de conversas. Durante a noite todos se reunião para conferir as apresentações teatrais, com muitos risos e olhares atentos por toda a praça aonde aconteceu a maioria das ações.

O Nós Na Rua apresentou o espetáculo teatral “Será que hoje meu boi não sai”, na comunidade de Permissão, junto com os palhaços do Arte e Riso, de Umarizal, Transformação, de Campo Grande, e Ciranduís, de Janduís. Foi uma experiência muito gratificante e divertida.

O Esambito Raízes trouxe um novo olhar, tanto para o grupo Nós Na Rua, quanto para toda população envolvida. Esse movimento é bem mais que uma simples demonstração de arte, trata-se de algo maior, da luta por uma sociedade mais justa e que respeite a nossa arte, a nossa dança, a nossa poesia, nosso teatro e em geral a nossa cultura. Em Janduís, o escambito deixou marcas que com certeza levaremos conosco. Agora, nós esperamos que o novo Escambo venha para que novas experiências e trocas sejam realizadas.

Texto: Cinthia Matos
Edição: Alessandro Amaral








Nós Na Rua se apresenta em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso tem recebido cultura e entretenimento em doses regulares. O CDHEC promove sessões de cinema constantemente e dessa vez apresenta um espetáculo teatral com o grupo Nós Na Rua neste sábado, 11 de maio, às 19h na Praia da Xêpa. O objetivo dessas ações é fornecer acesso gratuito e perene as artes à população local.

O grupo Coletivo Fulô, formado por artistas de Natal, apresentaria a peça “Cocada de mar ao sertão”, no entanto alguns imprevistos impossibilitaram, temporariamente, a trupe de participar do evento. Já os gostosenses do Nós Na Rua encenam a consagrada peça “Hoje meu boi não sai”, levantando questões ligadas a cultura local e a preservação dos costumes artísticos populares. Antes do evento, haverá um cortejo pelas ruas de São Miguel lembrando e convidando todos ao grande espetáculo.

Este evento seria realizado, inicialmente, no Espaço TEAR, mas foi transferido para a Praia da Xêpa, onde terminará o cortejo que percorrerá as ruas de Gostoso. O espetáculo é organizado pelo CDHEC, através de iniciativa do próprio grupo de atores e promoção dos alunos e facilitadora da Oficina de Teatro do Espaço TEAR, Patrícia Caetano. O Ponto de Cultura TEAR conta com apoio do Governo Federal e Estadual, através da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária da Cultura e MinC. Apoio cultural da Pousada dos Ponteiros, Cianet Internet e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.