segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Espaço TEAR abre inscrições para oficinas de Teatro e Jornalismo


O ano de 2013 começa com ótimas perspectivas e novos projetos encabeçados pelo CDHEC. Para animar ainda mais o clima de ano novo, o Coletivo abre inscrições para as oficinas de Teatro e Jornalismo no Espaço TEAR. As aulas estão previstas para iniciarem em fevereiro ou quando as inscrições obtiverem número mínimo de alunos.

As aulas de Jornalismo e criação de textos literários são ministradas, desde 2010, pelo jornalista e fotógrafo, Alessandro Amaral. Com especialização em Assessoria de Comunicação, Alex, como é mais conhecido, oferece em sua oficina noções de jornalismo impresso, web, rádio e TV, além de diagramação, arte-final e fotografia. A oficina contempla alunos a partir dos 14 anos.

Para dar continuidade à oficina de Teatro, inicialmente desenvolvida por Filippo Rodrigo e Patrícia Caetano, o CDHEC convidou Tarcila Bianch, professora de várias disciplinas em escolas de Touros/RN e que possui formação na área teatral. Essa atividade foi pensada para ser desenvolvida com pessoas de 12 anos acima, em módulos específicos e, inicialmente, serão estudadas noções básicas de Teatro e expressão corporal.

Todas as oficinas são ofertadas gratuitamente no Espaço TEAR. As aulas de Teatro e Jornalismo acontecem aos sábados e as inscrições podem ser feitas com Cinthia Matos, através do telefone (84) 9424-2769 ou através do email revistaguajiru@gmail.com. Além dessas, o CDHEC ainda dispões de oficinas de Pastoril, Boi de Reis, Artesanato, Dança e muito mais.

Para maiores informações, acesse www.tearcultura.org.br ou tearcultura.blogspot.com.br.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Parceria entre ONGs em benefício do Meio Ambiente

Em nome da preservação do nosso meio ambiente, o CDHEC firma mais uma parceria com a AMJUS. Dessa vez, o foco é a preservação das tartarugas marinhas, que desovam e nascem nas praias de São Miguel do Gostoso/RN. O Espaço TEAR, através do grupo de teatro Nós Na Rua, passa a participar também do projeto Vida na Areia.

Com o intuito de proteger as novas tartaruginhas e manter o equilíbrio ambiental, membros do TEAR estiveram reunidos sábado, 12 de janeiro, com o coordenador do projeto Vida na Areia, Paulo Inácio. Após explanação sobre o projeto e a preservação das tartarugas marinhas que aportam em nosso litoral, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a atividade e se familiarizar mais com o assunto.

O CDHEC e o grupo Nós Na Rua decidiram então montar peça teatral que envolva a tartaruga marinha entre seus personagens e assim auxiliar, de forma lúdica, na informação das pessoas sobre essa importante atividade. “É diferente, você explicar pras pessoas a importância das tartarugas e formas de auxiliar na preservação oralmente, e apresentar essas mesmas informações através de uma divertida peça de teatro. Encanta todo mundo!”, revela Paulo.

Segundo o coordenador, nas próximas semanas haverá uma eclosão, que é quando os ovinhos racham e as tartarugas correm em direção ao mar. Essas ocasiões estão se transformando em verdadeiros eventos na comunidade, juntando bastante pessoas. Esse será o momento em que o grupo de teatro entra em cena, orientando as pessoas a cuidarem melhor de nosso meio ambiente. 

Veículos transitando na praia, animais domésticos, lixo jogado no mar ou areia, desrespeito ao local de desova e até a incidência de luz artificial prejudicam o processo natural de desova, nascimento e retorno ao habitat das tartarugas marinhas. É preciso preservar para manter o equilíbrio saudável de nosso meio ambiente.

CDHEC lança o TEAR Notícias

O Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania lançou, no dia 12 de janeiro, seu primeiro informativo impresso. A ação faz parte do planejamento da entidade para 2013 e visa levar informações às comunidades ligadas a São Miguel do Gostoso, aonde a internet ainda não chega com tanta eficiência.

Distribuído de forma gratuita, o informativo do CDHEC, batizado de TEAR Notícias, traz as novidades relacionadas à ONG e dá conta das atividades desenvolvidas atualmente. Suas páginas contêm textos e fotos, que ilustram um pouco desse importante trabalho socioambiental em Gostoso.

Os destaques dessa primeira edição de 2013 são à volta as aulas no Espaço TEAR, as novas parcerias entre o CDHEC e a Pousada dos Ponteiros e Cianet, a festa de confraternização do Coletivo no fim do ano passado, entre outros informes e notícias. 

O jornal foi pensado para circular mensalmente e a primeira edição pode ser encontrada nas pousadas, comércios e no próprio Espaço TEAR, em São Miguel do Gostoso. A versão digital do TEAR Notícias está disponível no endereço http://issuu.com/alexkidd23/docs/tearnoticias1?mode=window

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Muita alegria e diversão na confraternização do CDHEC


São Miguel do Gostoso recebeu no dia 15 de dezembro a festa de confraternização do Espaço TEAR como presente de final de ano. Foi um dia de programação intensa para celebrar o encerramento de 2012 em grande estilo. A criançada se divertiu bastante durante a celebração do CDHEC.

O Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania promoveu um final de semana inteiro de atividades para comemorar mais um ano de sucesso em seu projeto socioambiental na cidade de Gostoso. Tivemos exposição e bazar de artesanato, workshop de teatro, apresentação do Show de Mamulengos, além de encenação da peça teatral “Os Sete Constituintes”, pela trupe Nós Na Rua.

A conclusão de mais um ciclo trouxe resultados positivos provenientes da oficina de artesanato ministrada pela professora Jeannett Mesquita, mais conhecida como Chiquinha. A produção artística desenvolvida pelos alunos ao longo de oito meses de oficina foi exposta e comercializada no Espaço TEAR entre os dias 14 e 16 de dezembro, gerando recursos para a manutenção dessa atividade por mais um ano.

Como forma de incentivar os alunos e difundir as artes cênicas, o CDHEC ofereceu gratuitamente um workshop teatral com a professora Tarcila Bianch, onde os alunos puderam mostrar todo seu talento natural e soltar a mente, corpo, voz e espírito numa atividade lúdica bastante interessante.

Após a aula aberta de teatro, tivemos uma divertida apresentação do Show de Mamulengos, teatro de bonecos do artista Heraldo Lins. Muitas risadas e olhares atentos ao espetáculo criado pela CAERN para conscientizar e reforçar os conceitos de uso correto da água através das aventuras de João Redondo e Baltazar.

Os alunos da oficina de teatro e membros do grupo Nós Na Rua ainda apresentaram trecho da peça “Os Sete Constituintes”, abordando assuntos ligados consciência política e cidadania. A encenação cativou a atenção dos presentes e lançou pontos de reflexão entre a plateia. Muitas pessoas visitaram o Espaço TEAR nesse dia especial e conheceram um pouco do trabalho socioambiental que entidade desenvolve.

O Projeto TEAR só é possível graças à iniciativa louvável de pessoas engajadas nas causas sociais e ecológicas, além do apoio primordial da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo do RN e Governo Federal. O CDHEC conta também com apoio logístico da Pousada dos Ponteiros e Cianet Internet, além de valiosos voluntários que contribuem com trabalho e doações. O Coletivo aproveita para desejar feliz ano novo a todos e anunciar a chegada de um ano repleto de atividades e intervenções positivas na cidade de São Miguel do Gostoso. Um ótimo 2013 a todos!