sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Noite de lançamento da GUAJIRU









No sábado dia 4 de dezembro de 2010, a população de São Miguel do Gostoso parabenizou os jovens da oficina de criação de textos jornalísticos e literários pelo lançamento da segunda edição da revista Guajiru, um projeto do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania – CDHEC, desenvolvido no Espaço Tear.

Foi uma noite cheia de cultura e participação social. Foram convidados a população e vários personagens que contribuíram para que esse projeto se tornasse realidade nos dias de hoje. Destaco a partipação dos grupos do Tear: Boi de Reis infantil e Pastoril infantil. Agradecemos também ao grupo Tambor de Criola e a banda de rock de São Miguel do Gostoso o Substância Zero. Agradecemos a presença de nosso ex-professor de jornalismo Yure Borges e ao fundador do Espaço Tear Fabio dos santos, e a todos que compareceram ao o evento um imenso OBRIGADO!!!

O CDHEC atualmente é Ponto de Cultura e através dele pudemos custear mais uma edição da revista, e assim será por mais dois anos. O Ponto de Cultura é um projeto do Governo Federal em parceria com o Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a fundação José Augusto.

A cada edição os jovens vão desenvolvendo novas habilidades e aprimorando o conteúdo e a formatação da revista. Nessa segunda edição foi visto aulas de fotografia, diagramação e trabalhado construção de textos e verificado a gramática incessantemente durante as aulas. Já no finalzinho do curso ainda tivemos a oportunidade de ver algumas dicas sobre publicidade para serem adicionadas nessa edição.

Ao visualizar o expediente da revista, seja ela impressa ou digital, você vai perceber que a impressão só não foi feita em São Miguel pelo fato de não existir uma gráfica na comunidade. Mas, a produção dos textos, fotografias, diagramação e até a revisão de alguns textos, tudo orientado pelo professor e desenvolvido pelos os jovens da oficina.

Não posso deixar de agradecer imensamente pela atenção, disposição e contribuição a todos os moradores da comunidade que foram entrevistados e fotografados, se tornando a expressão visual e textual da revista. Aos empresários que visitamos para apresentar nosso projeto e vender os espaços publicitários, agradeço por acreditarem e apostarem no nosso trabalho sem desmerecer o fato de sermos jovens da comunidade e sem formação acadêmica na área.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

LANÇAMENTO GUAJIRÚ 2ª EDIÇÃO


É NESTE SÁBADO DIA 4 DE DEZEMBRO, NÃO PERCAM!!!!!







Novamente a comunidade de São Miguel do Gostoso vai parabenizar os jovens do curso de jornalismo do Espaço Tear – um projeto do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania - CDHEC.

Nesse sábado dia 4 de dezembro às 18h da tarde será lançada a 2ª (segunda) edição da revista GUAJIRÚ no Espaço Tear. A população está convida para prestigiar esse grande momento de participação social, cultural e protagonismo desses garotos e garotas.

Eu sou um dos integrantes desse grupo e posso afirmar sem falsa modesta que todos eles estão de parabéns por mais um grande trabalho realizado com a GUAJIRÚ na comunidade.

A revista é um espaço que nos possibilita expor nossas opiniões, discutir temas socioculturais, falar das ações desenvolvidas na cidade, falar sobre agricultura local, o turismo, a economia, saúde e meio ambiente.

Não posso esquecer do aprendizado. Nessa segunda edição tivemos aula de fotografia, diagramação na qual toda a revista foi diagramada pelos próprios alunos, e várias práticas textuais e uma excelente aula de campo, onde visitamos o jornal Tribuna do Norte na cidade de Natal.

Essa ainda é a nossa segunda edição, sem dúvida temos muito que aprender e as futuras edições tende a ficar melhores!


O CDHEC está de cara nova


O Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania – CDHEC, renovou sua coordenação e conquistou novos membros para continuar os trabalhos socioculturais desenvolvidos na comunidade de São Miguel do Gostoso/RN. A nova direção conta comigo, Ariclenes França da Silva, responsável pela presidência do CDHEC, Anne-Dominique losch Pastore renovando mais três anos como tesoureira e Alessandro Magnos Xavier do Amaral como secretário. Parabenizo aos demais conselheiros fiscais e todos os novos integrantes. A população de São Miguel precisa da participação e empenho de todos vocês. Para mim será um prazer trabalhar ao lado de todos na continuidade e desenvolvimento dos projetos culturais.